Dermatologia

 A pele é o maior órgão do corpo e alterações dermatológicas podem refletir várias doenças sistêmicas.

Atualmente, é uma especialidade bastante procurada, devido a vários casos de parasitas de pele, infecções de ouvido, alergias, zoonoses entre outros.

Dentre os sintomas que seu amigo pode manifestar, estão:

  • Perda de pêlo;
  • Coceira;
  • Lesões de pele;
  • Descamação de pele;
  • Lambidas constantes;
  • Mordedura nas patas;
  • Odor desagradável.

Contamos com vários exames para obtermos um diagnóstico preciso.

É de extrema importância a consulta com um profissional especializado e capacitado para identificar as lesões de pele e determinar exames específicos de acordo com cada caso.

Chegando-se a um diagnóstico, realizamos um protocolo de tratamento que seja eficaz para que seu pet mantenha-se sempre saudável, feliz e com qualidade de vida.


Animais exóticos e silvestre

Animais exóticos e silvestres estão cada vez mais presentes como animais de estimação, porém precisam de cuidados especiais.

Apresentados como animais exóticos ou silvestres, eles são aqueles pets diferentes dos convencionais e tradicionais, como cães e gatos. Tratam-se, portanto, de animais como jabutis, calopsitas, papagaios, coelhos, jabutis e muitos outros.

Como estão fora de seus habitats naturais, precisam, de fato, de cuidados especiais e muita atenção durante a adaptação em casa. Conhecer seus hábitos e particularidades é importante, portanto, para uma boa relação com o pet.

muitas pessoas ficam com dúvidas sobre seus hábitos e costumes. Com isso, uma boa consulta é capaz de, inclusive, orientar sobre o pet.

Cada espécie apresenta sintomas e sinais específicos de problemas na saúde que merece investigação, ou seja, a consulta completa logo no início ensina a reconhecê-los.


Ortopedia

O profissional especializado em ortopedia veterinária é o responsável por cuidar do sistema musculoesquelético dos animais, bem como de todas as patologias associadas aos mesmos, como por exemplo fraturas, lesões ligamentares, tumores, atrofias musculares, luxações, entre outros.

Esses especialistas têm foco em garantir a saúde, bem estar e qualidade de vida dos animais, permitindo principalmente a sua locomoção sem dores ou dificuldades.


Oftalmologia

Muitas pessoas não percebem, mas cães e gatos também sofrem com problemas nos olhos – e que podem afetar diretamente a própria visão. Doenças do nervo óptico, glaucoma, descolamento de retina, catarata, degenerações neurológicas, tumores e traumas podem levar o seu pet a problemas sérios, inclusive à cegueira. A Oftalmologia Veterinária é a especialidade que cuida destes casos.


Cardiologia

A saúde do coração de um pet precisa ser acompanhada ao longo da vida. Isso porque algumas doenças cardiológicas apresentam sinais que podem passar desapercebidos pelos donos do pet, que são:

  • Tosse
  • perda de peso;
  • intolerância a exercícios;
  • desmaios;

Cada espécie, raça, gênero, faixa etária ou estilo de vida carrega determinados fatores de riscos que devem ser adequadamente identificados e manejados para garantir a saúde cardiológica dos nossos animais de estimação.

Veterinário Cardiologista é o profissional responsável pela análise, diagnóstico, tratamento, acompanhamento e manejo das doenças relacionadas ao coração do pet.

Cardiologista Veterinário também é responsável por avaliar e acompanhar o animal. Principalmente antes da realização de um procedimento que envolva riscos ao sistema cardiovascular, como nos eventos de anestesia geral, por exemplo.

É importante lembrar que um animal corretamente tratado e periodicamente acompanhado tem boas chances de viver em equilíbrio com várias cardiopatias.


Acupuntura

Não há dúvidas de que a acupuntura é uma das técnicas terapêuticas orientais mais conhecidas no Brasil. O que muita gente não sabe é que esse tratamento não se restringe apenas a humanos, mas também pode ser aplicado em animais. Inclusive, a acupuntura veterinária é extremamente benéfica para alguns bichinhos! 

Entretanto, por se tratar de um procedimento que envolve algumas picadinhas com agulha, os tutores podem ficar preocupados com a acupuntura em animais. Afinal, ficamos tensos só de pensar em nossos amigos peludos sentindo qualquer tipo de dor. 

“É um método terapêutico chinês que se baseia na estimulação de determinados pontos do corpo com a agulha. A principal finalidade é restaurar a saúde e estabelecer o equilíbrio do organismo do animal”

acupuntura para animais melhora o fluxo sanguíneo, estimula o sistema imunológico e aumenta a taxa de secreção tanto de neurotransmissores quanto de neuro-hormônios.

Além disso, proporciona alívio de dores, recuperação motora e normalização das funções orgânicas. A acupuntura veterinária ainda  modula a imunidade e as funções endócrinas, ativando processos regenerativos.