Exames Laboratoriais

O exames laboratoriais são ferramentas extremamentes utéis para prevenção, diagnóstico definitivo de algumas doenças e para o acompanhamento do processo ou dos resultados do tratamento. Nem sempre o exame laboratorial “fecha” o diagnóstico, funcionando como triagem e, desta forma, deve ser interpretado em conjunto com os sintomas clínicos e histórico do animal.

Alguns dos exames que realizamos:

Hemograma

Exame de Leishmaniose

Exames bioquímico em geral

Exame para Doença do Carrapato

PCR de inúmeras doenças

Raspado de pele para pesquista de infecções

Exames Histopatológicos (Biópsia)

Citologias


Sexagem aviária

A maioria das espécies de aves, quando jovens ou mesmo adultas, não apresentam dimorfismo sexual (diferença entre machos e fêmeas) pronunciado.

Para sabermos com segurança o sexo destes animais, podemos recorrer ao exame de "Sexagem pelo DNA" que gera resultados de alta confiabilidade em aves de qualquer idade.

O exame de DNA pode desvendar um segredo que, durante séculos, só as próprias aves sabiam com certeza: seu sexo!

Sem o desenvolvimento da Biologia Molecular, ciência que estuda o DNA, estaríamos ainda tentando formar casais pelo método da tentativa e erro ou pelo palpite de alguém.

Ao descobrir o sexo de sua ave, você poderá dar-lhe um nome coerente, formar um casal verdadeiro, gerar filhotes, melhorar o convívio e a harmonia na gaiola.

Para determinarmos o sexo das aves, detectamos pela reação de PCR (do inglês, Polymerase Chain Reaction) a presença ou ausência de um gene específico, o qual só pode ser encontrado nas fêmeas e nunca nos machos.


Eletrocardiograma

eletrocardiograma (ECG)  é um recurso complementar de diagnóstico usado pelos médicos veterinários e se caracteriza por uma análise bastante profunda da atividade elétrica cardíaca do organismo do pet, estas são captadas pelo equipamento, sendo registradas em formas de ondas.

De uma maneira mais popular, estas ondas são diversas “linhas que sobem e descem”, indicando a atividade cardíaca (eletricidade que o animal produz e transmite na pele). Essas linhas são gráficos, que ao serem comparados com “gráficos padrão” indicam o estado de normalidade ou de alteração dos músculos e nervos do coração do animal.

Como é o procedimento do exame de eletrocardiograma?

Diferentemente de um raio x ou de um exame de ultrassom, o eletrocardiograma em cães e gatos não necessita de nenhuma preparação prévia ao exame, podendo ser realizado a qualquer momento. Como único “pré-requisito”, o animal precisa estar calmo, sem nenhuma agitação, pois isso pode interferir o resultado do exame.

Para o inicio do ECG, o paciente é devidamente acomodado em uma mesa com isolamento elétrico, em decúbito lateral direito (ou seja, de lado na mesa), em seguida, eletrodos responsáveis pela aferição da atividade elétrica do coração são colocados em pontos específicos da pele do animal. Não há necessidade de sedação, nem de tricotomia.

O exame dura poucos minutos, podendo durar mais caso seja necessária monitoração de eventos arrítmicos. Mas, na grande maioria dos casos não causa desconforto algum ao animal.


Teste Rápidos

Algumas enfermidades podem ser rapidamente diagnosticadas através de exames rápidos usando sangue, soro ou saliva do animal. Assim ainda na consulta o tutor já terá conhecimento ou a exclusão de determinado agente causador.

Exames que ficam prontos na hora:

  • Cinomose
  • Parvovirose
  • Leishmaniose
  • Fiv/Felv
  • Dosagem de glicose
  • Teste de produção de lágrima (SCHIRMER)