
TRABALHAMOS SOMENTE COM VACINAS IMPORTADAS
Os pets nos enchem de alegria. Em alguns casos o amor é tão grande que quase nos esquecemos de que os nossos companheiros “patudos” são de outra espécie, e que merecem cuidados especiais. As vacinas estão entre os mais importantes.
“Algumas doenças graves provocadas por microorganismos como vírus e bactérias podem botar em risco não só a saúde do pet, mas de toda a sua família. Podem passar do cão para as pessoas. Realizar o protocolo correto de vacinas para cães é um gesto de carinho e de atenção"
Vacina Polivalente Canina
A vacina polivalente é fundamental e pode salvar a vida do seu cão. Ela é dividida em quatro doses iniciais. Os filhotes devem tomar a primeira dose com 45 dias de vida. As próximas doses devem ser aplicadas com internavlode 21 dias até que o animal complete 4 meses.
A vacina polivalente previne o seu pet contra:
- Cinomose: Doença altamente contagiosa que provoca vômitos, diarréia, convulsões e pode ser fatal.
- Parvovirose: Doença fatal, especialmente entre os filhotes. É transmitida pelo contato do animal sadio com as secreções e excrementos de animais doentes.
- Coronavirose: Doença potencialmente fatal. Provoca vômitos, diarréia (com sangue), febre e falta de apetite.
- Hepatite Infecciosa Canina: Doença grave, que pode levar ao coma nos casos mais avançados. É transmitida pelo contato com sangue contaminado pelo adenovírus canino.
- Adenovirose: Doença que provoca problemas respiratórios, até mesmo pneumonia. É provocada pela contaminação do adenovírus canino tipo II.
- Parainfluenza Canina: Doença que tem como principais sintomas tosse, coriza e febre. No entanto, a queda na imunidade pode levar à problemas graves. É transmitida pelo contato direto entre animais.
- Leptospirose Canina: Doença que pode ser transmitida para os seres humanos (zoonose). Causa vômito, diarréia, alterações renais, hemorragias e pode levar à óbito.


Vacina Antirrábica para cães, gatos e furões
A raiva é uma doença sem cura, fatal em 100% dos casos, tanto nos animais quanto nos humanos. Ela está presente na natureza, entre os animais silvestres (especialmente os morcegos). É altamente contagiosa e pode ser transmitida aos pets e aos seres humanos por mordidas e arranhaduras.
A doença provoca alterações no sistema neurológico. Mudanças de comportamento, fotofobia (medo de luz), agressividade, hidrofobia (medo de água) e falta de apetite são alguns dos sintomas.
A primeira dose das vacinas para cães contra a raiva devem ser aplicadas logo na fase de filhotes, por volta dos 4 meses de idade. Mas atenção: A vacina antirrábica leva cerca de 21 dias para fazer efeito no organismo do animal. Até lá, o pet poderá estar desprotegido.
Vacina contra a gripe canina (Rinotraqueíte)
Apesar de não transmitirem a doença para os seres humanos, os cães também podem ficar gripados. Tosse, coriza, febre e falta de apetite são alguns dos sinais clínicos, e podem evoluir para pneumonias.
As vacinas para cães contra a gripe (rinotraqueíte) podem ser aplicadasa partir do 3° mês. O veterinário deverá definir a necessidade da segunda dose de acordo com o tipo da vacina: oral, injetável ou intranasal.
Atenção: A gripe canina (rinotraqueíte) é altamente contagiosa entre os animais. A vacina pode levar até 15 dias para começar a fazer efeito. Nesse período, o pet poderá estar desprotegido.


Quíntupla ou Quádrupla Felina
- Vacina V4 para gatos: protege contra a panleucopenia, a calicivirose, rinotraqueíte e contra a clamidiose;
- Vacina V5 para gatos: a vacina quíntupla felina protege contra todos os problemas acima, além da leucemia.
“Para gatos bebês, inicia-se com a primeira dose entre seis e oito semanas de vida”. Após a aplicação inicial, o bichano recebe outras duas dosagens com um intervalo de duas a quatro semanas entre elas. “Geralmente, finalizamos o protocolo vacinal da polivalente quando o pet está com 16 semanas”, complementa.
-
Porém, caso o seu bichano seja mais velho, a dosagem é diferente. “Nesses casos, realizamos apenas duas doses da vacina polivalente, também com intervalos entre duas e quatro semanas entre elas”, Lembre-se de que nunca é tarde para proteger seu amigo!